dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Banana    
Packing-house diminui perdas na fruticultura
Técnica de embalagem ajuda na manutenção de frutas de qualidade, com menos riscos e maior vida útil
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
24/10/2011

O bom manejo e um sistema de transporte são essenciais em qualquer produção agrícola. No entanto, quando o assunto é a produção de frutas, existem outro tipo de cuidado que, muitas vezes, passa despercebido pelo produtor rural: a embalagem. Para garantir a qualidade das frutas colhidas, é importante que agricultor conte com uma casa de embalagem dentro da propriedade, o que pode diminuir as perdas em até 40%. A técnica de embalagem, conhecida como packing-house, é tema do dia de campo organizado pela Epagri, no dia 24 de outubro, em Itajaí. Segundo Robert Harri Hinz, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri-SC), a tecnologia foi desenvolvida em função das grandes perdas que existem em relação à cultura da banana.

— Por muito tempo, a banana foi embalada em campo, o que ocasiona machucaduras, raspagens e, consequentemente, muitas perdas. Isso porque esses ferimentos causam fungos, fazendo com que a fruta chegue contaminada ao mercado — conta o pesquisador.

Ele afirma que a tecnologia visa tirar a fruta do bananal através de sistemas de transporte sem colocá-las no chão, ou seja, o cacho deve ir direto para a casa de embalagem, onde será processado. Lá é feita uma despistilagem, uma limpeza do cacho, ele é posteriormente despencado e passa por um tanque de lavagem, contendo água com sulfato de alumínio, detergente e cloro. Na sequência, a penca é aberta em um buquê entre 4 e 6 frutos que são novamente lavados, pesados e embalados.

— Essa técnica evita danos físicos e choque térmico, além de problemas de fungos e bactérias que podem atacar o cacho em função dos ferimentos — diz Hinz.

Entre os cuidados de manejo, em primeiro lugar, ele orienta o produtor a ter um bom sistema de transporte, onde nunca serão colocadas mais do que duas camadas de cachos nas caixas, evitando assim ferimentos. Além disso, é preciso contar com um estacionamento adequado na casa de embalagem, onde a fruta é colocada na sombra.

— Também é precisa a limpeza. Isso porque, com o tempo, as frutas armazenadas liberam matéria orgânica. Portanto, é importante que a cada ciclo de trabalho se faça a limpeza da casa — afirma.

Hinz chama a atenção pra o fato de que a casa de embalagem é um depósito. No entanto, muitas vezes acaba sendo usada como garagem, depósito de adubo ou de equipamentos, o que não pode acontecer.

De acordo com ele, a técnica packing-house é totalmente viável para pequenos e médios produtores e ainda influencia no preço por gerar frutas de melhor qualidade, com menos danos, menos riscos e maior vida útil.

— Antes do início dos trabalhos com casas de embalagem, as perdas das frutas giravam em torno de 50% no país. Hoje, as perdas chegam a, no máximo, 10%. Além disso, o mercado procura por frutas processadas em casas de embalagem — diz.

Para implantar o sistema na propriedade, o produtor precisa procurar um técnico. Além disso, ele deve ter todo um sistema de produção adequado para não prejudicar a fruta no campo e treinar a equipe de estocadores e embaladores.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri através do número (48) 3239-5500. 


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Armazenagem
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada